CONHEÇA AQUI QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
    

Não só engenheiros e arquitetos fazem uma obra acontecer, ao lado desses profissionais existe uma equipe treinada para obter o sucesso e bom desempenho da obra
Fazer uma obra acontecer não depende apenas do engenheiro, arquiteto ou pedreiro, afinal, esses são os cargos que vem rapidamente à mente quando o assunto é construção, porém, ao lado das profissões mais conhecidas estão outrosprofissionais da construção civil que exercem um papel fundamental no andamento e resultado da obra.
Antes de iniciar um projeto, algumas pessoas pensam que basta contratar um pedreiro, explicar o serviço e, pronto, fazer acontecer. Mas, até para a contratação de um pedreiro é necessário saber qual o segmento que ele atua. Existem pedreiros especializados em construção, acabamento, pisos, alvenaria, entre outros.
Saber quais as funções e hierarquias de cada profissional, é importante para seguir o planejamento e cronograma de forma correta, contratando, então, profissionais da construção civil específicos para a sua obra.
Os diferentes profissionais da Construção Civil
Engenheiro
O engenheiro civil coloca em prática o projeto do arquiteto. Ele supervisiona a equipe de obra e fornece as orientações aos profissionais envolvidos. É ele quem realiza os cálculos e projetos estruturais, arquitetônico, elétrico e hidráulico, além de cuidar da parte do planejamento e execução de uma construção.
Arquiteto
O arquiteto é quem inicia o projeto e define como será realizado o trabalho. Ele elabora e desenvolve os primeiros estudos, gerando uma planta do espaço. É ele quem também define os materiais, acabamentos e métodos que serão utilizados na construção. Sua participação pode ir até a fase final, como a da decoração.
Mestre e Obra
Este profissional é responsável pela fiscalização e supervisão da obra – desde o início até a sua conclusão. Ele precisa ter conhecimento de todas as etapas da construção, quais os materiais utilizados e as funções de cada trabalhador na empreitada. Ele é quem distribui as frentes de serviço para os encarregados, mantem a ordem no canteiro e filtra os problemas antes de chegar até a equipe de engenharia.
Pedreiro
Cada profissional que exerce a função de pedreiro pode ter habilidades diferentes. Os serviços que eles executam são: alvenaria, chapisco, emboço, reboco, contrapiso, concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas. Alguns podem fazer trabalho de assentamento de cerâmicas, azulejos, porcelanatos, bancadas de banheiro e cozinha. Bons pedreiros exibem habilidades com nível, prumo e esquadro.
Ajudante de obra
O ajudante de pedreiro é geralmente é uma mão de obra não tão qualificada e composta por pessoas mais jovens que querem aprender a profissão. Ele é responsável por confeccionar, organizar e transportar os materiais da obra, assim como preparar o canteiro e remover ou transportar entulhos.
Armador
Ele é responsável por cortar, dobrar e montar ferros estruturais preparando a obra para concretagem.
Pintor
Esse profissional aparece na fase final da obra, quando entra a etapa de acabamento. Ele fica responsável pela pintura, porém, é preciso se atentar, eles podem ser divididos por diferentes especialidades: pintor de exteriores, de interiores, predial, texturização, etc.
Gesseiro
O gesseiro é responsável pela aplicação do gesso de parede e teto. Geralmente esse profissional também trabalha com dry-wall.
Eletricista
São eles que cuidam das instalações elétricas da obra, como tomadas, iluminação, interruptores, conduítes, entre outros. No início ficam responsáveis por prever os pontos de luz.
Encanador
O encanador é responsável pela rede hidráulica da construção. É ele quem instala os canos para a ligação de água e esgoto. Pias, tanques e torneiras também fica sob a responsabilidade do profissional e, assim como pedreiro, inicia a obra para analisar pontos de água.
Além destes profissionais da construção civil, que estão quase sempre presentes em uma obra, outros não citados também podem fazer parte de alguma diferente fase da construção. Tudo dependerá da complexidade e do orçamento disponível.